Seguro Saúde: entenda a diferença entre ele e o plano de saúde

segurosaude

Essa é uma dúvida que confunde a cabeça de muita gente. E certamente você já ouviu falar em seguro saúde e plano de saúde, certo? Mas, a pergunta aqui é: você sabe a diferença entre um e o outro?

Tanto o seguro saúde quanto o plano de saúde são fundamentais para sermos bem assistidos durante a nossa vida. Apesar de terem muitos aspectos em comum – e serem tratados até como sinônimos – são modalidades diferentes, com particularidades distintas.

Escolher um ou outro vai depender da sua necessidade e perfil. É sobre isso que vamos falar neste post. Siga com a leitura e entenda definitivamente qual é a diferença entre o seguro saúde e o plano de saúde.

Seguro saúde x Plano de saúde

O plano de saúde é disponibilizado por uma empresa privada e dá acesso à uma ampla rede de atendimento e estabelecimentos credenciados para prestação de serviços médicos e hospitalares, mediante o pagamento do prêmio (mensalidade), que pode variar de acordo com as coberturas e tipos de planos.

Para utilizar essa rede, basta você selecionar um dos profissionais credenciados para o atendimento e fazer o agendamento prévio. As despesas serão custeadas pela operadora do seu plano sem que você tenha que pagar nada por isso.

Mas, é importante ressaltar que os planos de saúde não cobrem serviços realizados por profissionais não credenciados. Cada empresa tem as suas próprias regras, é sempre bom consultar.

Além disso, o grau de abrangência e os tipos de coberturas também variam de empresa para empresa. As operadoras maiores e melhor estruturadas conseguem oferecer planos mais completos e ampla rede de atendimento, até em território nacional.

Já o seguro saúde não tem uma rede credenciada, ou seja, não oferece uma lista de profissionais habilitados por ela para a prestação de serviços. Neste caso, você pode escolher um profissional de sua preferência – de especialidades distintas – para os procedimentos médicos, hospitalares e laboratoriais.

Independentemente da modalidade, é importante que você se resguarde e mantenha a sua saúde protegida. Os serviços disponibilizados pelas empresas privadas podem garantir atendimento mais rápido do que na rede pública de saúde, por exemplo.

Principais diferenças entre seguro saúde e plano de saúde

Sim, existem diferenças entre os dois auxílios. Apesar de serem confundidos, seguro saúde e plano de saúde têm condições distintas e a contratação de um ou outro dependerá do que você precisa ou pode pagar.

Características do seguro saúde

1 – Oferece amplitude contratual, permitindo que você tenha acesso a uma rede de profissionais e serviços na área de saúde de sua preferência.

2 – Melhor custo-benefício. O valor do prêmio costuma ser mais barato do que o do plano de saúde.

3 – Após o pagamento pelo serviço de atendimento médico-hospitalar, o valor é reembolsado – de acordo com as normas do contrato.

4 – Perfil flexível. O plano pode ser adaptado às suas necessidades.

Características do plano de saúde

1 – As coberturas são previamente definidas no ato da contratação.

2 – Os tipos de planos também variam: individual/familiar, coletivo por adesão e empresarial.

3 – Pode ser segmentado ou personalizado de acordo com a sua necessidade: ambulatorial (básico), hospitalar (cobertura básica + internação), hospitalar com obstetrícia (além da cobertura básica e internação, adiciona pré-natal, parto e atendimento ao bebê) e odontológico (procedimentos simples realizados em consultórios, exames radiológicos, urgências e emergências).

4 – O tipo “Referência” oferece algumas coberturas completas que dão direito a serviços mais complexos, como tratamentos oncológicos e cirurgias cardíacas ou de transplantes.

Apesar dessas diferenças, ambos apresentam uma similaridade: a carência, que é o período estabelecido entre a assinatura do contrato e a data permitida para utilização dos serviços. Mesmo pagando o prêmio em dia, os prazos de carência precisam ser respeitados e podem variar de operadora para operadora.

Em alguns casos, consultas e exames simples são imediatamente liberados para utilização. Normalmente, as carências são aplicadas em serviços especializados, internações e exames mais complexos. Vale ressaltar que essa facilidade é comum nos seguros de saúde.

Como funciona o seguro saúde?

Como já foi dito, o seguro saúde permite que você escolha o profissional de sua preferência para o atendimento médico. Além do pagamento do prêmio, você deve arcar com as despesas médico-hospitalares e, posteriormente, solicitar o reembolso de acordo com as regras do contrato estabelecido entre você e a seguradora do seu plano.

O reembolso pode ser parcial ou integral. Aqui, vale lembrar que – a depender do valor que você paga no ato do atendimento – o seguro saúde pode impactar no seu planejamento financeiro. O valor do prêmio varia conforme os riscos dos custos com os tratamentos futuros.

Se bem planejado, o seguro saúde garante segurança e tranquilidade quando você precisar desse tipo de serviço.

Qual é o melhor seguro saúde?

Dispomos de excelentes operadoras de seguros saúde no Brasil. Para fazer uma boa escolha, busque por empresas com boa reputação no mercado e faça um orçamento de acordo com suas necessidades. Além de customizar o plano para o seu perfil, você vai perceber que os preços podem variar consideravelmente.

Faça a seguinte análise: se você utiliza serviços médicos esporadicamente e tem boa saúde, o seguro saúde pode ser o ideal para o seu perfil, já que as despesas médicas serão geradas mediante o atendimento.

Mas, se você faz check-ups e exames ou tem o hábito de visitar o médico regularmente, talvez um plano de saúde com uma boa cobertura seja o mais adequado para você.

O primeiro passo pode ser consultar o nome da empresa no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o órgão regulador – vinculado ao Ministério da Saúde – responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

Outra modalidade existente é o Seguro Saúde Empresarial, utilizado pelas empresas para proteção do quadro de colaboradores. 

Seguro Saúde Empresarial

Ainda estamos vivendo as incertezas e as sequelas da pandemia causada pelo novo Coronavírus, que se arrasta nos nossos dias. E algumas empresas ainda estão se adaptando em meio a tudo isso, com home office ou modelo híbrido.

Manter a saúde física e mental dos empregados ganhou um peso ainda maior nos últimos meses. Buscar novas soluções ou renegociar os contratos de seguros ou planos de saúde já existentes têm sido uma boa saída para as grandes empresas.

Entenda como essa modalidade de proteção coletiva funciona:

O Seguro Saúde Empresarial é utilizado pelas empresas para proteger os empregados e seus dependentes, muitas vezes oferecendo ampla cobertura e uma extensa rede de médicos cooperados.

Além da acomodação em enfermaria ou apartamento, o Seguro Saúde Empresarial oferece, em alguns casos, uma série de vantagens que vão além da cobertura de consultas e exames: cirurgias, terapias especializadas (hidroterapia, escleroterapia, RPG etc.), vacinas, check-up e transplantes.

Também podem ser incluídos serviços de assistência residencial e internacional, garantia funeral, descontos em medicamentos, atendimento médico por telefone e pré-hospitalar. Os preços variam de acordo com a quantidade de funcionários e os tipos de coberturas.

O Seguro Saúde Empresarial pode ser uma excelente opção para você proteger o seu quadro de funcionários, se tornar um diferencial para a atração e retenção de talentos, além de garantir a produtividade e, consequentemente, a lucratividade da sua empresa.

Confira 6 vantagens em contratar um Seguro Saúde Empresarial

  • Liberdade para escolher onde realizar o atendimento;
  • Redução na espera por atendimento médico;
  • Personalização dos módulos de cobertura;
  • Maior engajamento por parte dos colaboradores;
  • Redução do absenteísmo;
  • Dedução fiscal (abatimento no imposto de renda da empresa).

Conclusão

Apesar das semelhanças com o plano de saúde, você viu que o seguro saúde pode ser uma boa alternativa para não depender da rede pública e garantir um bom atendimento médico.

Outra boa razão para você contratar esse tipo de serviço é o custo-benefício, visto que as despesas só serão geradas mediante o atendimento médico (o pagamento do prêmio deve ser pago mensalmente). 

Independentemente da modalidade, busque alternativas que ajudem você a manter a sua saúde em dia, em qualquer fase da vida. Esperamos que este post seja útil para você. Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.

Últimas postagens

Agrícola

Amparo ao agronegócio e cuidado com o seu plantio.

Proteção completa para o produtor agrícola contra perdas decorrentes de fenômenos da natureza como mudanças climáticas, chuvas fortes, secas, geadas, incêndios e pragas. 

A Deal é sinônimo de mais proteção para quem trabalha no campo manter a produtividade esperada.

Agrícola